Você sabe qual a melhor rede social para o seu negócio? Essa é uma das perguntas que mais escuto, e a minha resposta é: a melhor rede social para o seu negócio é aquela para a qual você consegue produzir conteúdo.
Isso mesmo. Estou falando de um cenário inicial de produção de conteúdo. Claro que, com o tempo, precisamos nos desafiar e ampliar nossos canais de distribuição. Mas é sempre melhor começar por uma rede social com a qual temos mais conexão.
Entenda, algumas pessoas têm facilidade em fazer vídeos, outras preferem escrever, e eu não posso sugerir que alguém que adora escrever se dedique exclusivamente ao YouTube.
Da mesma forma, não faz sentido dizer para uma pessoa que tem habilidade na escrita e que escreve muito bem que ela precisa produzir muitos vídeos para os Stories do Instagram. Se essa pessoa se sente mais segura escrevendo, então talvez a melhor rede social para ela seja um blog ou postagens mais elaboradas em formato de carrossel no Instagram.
Por outro lado, alguém que gosta muito de fazer vídeos e não curte escrever provavelmente acharia um blog uma tortura. Para essa pessoa, focar nos Stories do Instagram, TikTok ou em um canal no YouTube seria uma escolha mais inteligente.
Mas, como já mencionei, isso é apenas o começo. Porque, sim, você vai precisar ampliar suas redes sociais para que sua estratégia de Marketing Digital tenha uma maior potência e alcance mais pessoas.
E quando começamos a ampliar nossas estratégias, é fundamental entender alguns pontos como:
1 – TERRENOS PRÓPRIOS E TERRENOS ALUGADOS
Chamamos de terrenos próprios os locais sobre os quais temos mais controle, como nosso site, blog ou estratégia de e-mail.
Já os terrenos alugados são as redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, entre outras, que são de propriedade de terceiros. Nós apenas utilizamos esses espaços e, se por algum motivo seus “donos” resolverem encerrar as atividades, simplesmente perderemos nosso canal de comunicação.
É importante trabalhar nos dois terrenos: os próprios, para garantir segurança, e os alugados, para ampliar e distribuir nossos conteúdos para mais pessoas.
2 – COM ALGORITMO E SEM ALGORITMO
Outro ponto importante é compreender a atuação do algoritmo.
Estar presente em redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok é realmente muito importante para sua estratégia, porém, como você sabe, essas redes utilizam algoritmos, e por isso sua mensagem não será entregue a todos os seus seguidores.
Então, é essencial que você inclua na sua estratégia alguns canais que não utilizam algoritmos. WhatsApp, Telegram e estratégias de e-mail garantem a entrega de conteúdo para todos os que estão cadastrados em seus canais.
3 – SUA AUDIÊNCIA
O terceiro e último ponto que considero de essencial importância é analisar onde está a sua audiência.
Para uma estratégia de Marketing Digital eficaz, não devemos pensar simplesmente: “essa rede social está bombando, preciso estar lá”. Precisamos estar onde está nossa audiência, e se nosso público não estiver na “rede do momento”, então talvez ela não sirva para o seu negócio.
Esses são pontos fundamentais para você entender o começo e a ampliação da sua estratégia de distribuição de conteúdo nos canais digitais.
Inicie pela rede onde você tem mais facilidade em criar conteúdo, sinta-se seguro na produção e, com o tempo, amplie seus canais de distribuição. Dessa forma, sua estratégia será muito mais eficiente.
😉
Um grande abraço,